quinta-feira, 21 de outubro de 2010

1 mês em Dublin - Irlanda

Olá meus amigos, como estão?

A ultima vez que postei aqui eu estava no começo da viagem, em minhas primeiras semanas. Pois é, ontem completou 1 mês que estou em Dublin, hoje 1 mês de aula.
Esse primeiro mês é mais para adaptação, tive que me adaptar a ficar sozinha, sem família, amigos... conhecer gente nova, tentar entender o que as pessoas falam (apesar de que aqui em Dublin tem muitos brasileiros, principalmente no centro da cidade. Eu ouço mais português lá do que inglês. Engraçado esses dias eu fui ao mercado e a caixa perguntou pra mim seu eu tinha sacola, detalhe ela perguntou em português, em nenhum momento eu havia aberto minha boca pra falar alguma coisa, mas...rs...). Também tive que tirar toda documentação necessária, PPS, abrir conta no banco... nessa ultima segunda-feira eu fui tirar meu visto de estudante, válido por 1 ano. Tirando a parte que eu havia ido quinta às 8h30 e sexta 7h10 para pegar senha e não conseguir, na segunda cheguei 6h50 e graças a Deus consegui pegar uma das ultimas senhas. Peguei a senha, fui para a aula e só voltei lá as 16h30, fiquei até 19h, mas sai com meu visto! Tudo bem tranqüilo, apenas aguardei chamarem minha senha, entreguei os documentos: passaporte, carta da escola e “statement” (extrato bancário). Paguei (não aceita dinheiro, apenas cartão), aguardei mais alguns minutos e sai com minha carteirinha em mão. Ufa, agora sim posso deixar meu passaporte em casa.

Saudade da família, amigos está enorme, mas procuro pensar que é apenas uma fase da minha vida, que está contribuindo para minha formação. E logo, estarei de volta contanto como foi essa experiência e talvez “sentindo saudade inversa”.

Tenho ido à missa quase todos os dias, mas confesso que não entendo nenhuma palavra por mais que tente... kkkk... mas a celebração é bem parecida, Hosana, Amém, Aleluia, dá para entende rs.

Por enquanto acho que é isso... assim que possível volto para contar um pouco mais dessa jornada em Dublin.

Ahhhh... não posso deixar de expressar minha alegria com a notícia que recebi essa semana: “Adriana e Fabiano estão grávidos” justamente no mês que eles completam 1 ano de casados. Deus abençoe muito essa família linda!!!!

Paz no coração!!!!

3 comentários:

  1. Olá Janaina, tudo bem?!

    Deixei um comentário nesta postagem mas acho que apagou, enfim.
    Estou indo em dezembro e vou estudar na Kenilworth, por esse motivo que achei seu blog.
    Queria perguntar o que você está achando da escola, é boa mesmo?
    Estava em duvida entre ela e a London College, mas acabei fechando com ela.
    Pode me dar sua opinião?
    Outra coisa que queria saber, é referente a este seu post, sobre o pagamento do visto. Fiquei em dúvida, é necessário levar um cartão bancário daqui do Brasil, ou é pago com o cartão do banco daí (quando abrimos a conta) ou pode ser pago pelo Visa Travel Money?
    Me ajuda!!

    Aguardo seu retorno.

    Fica com Deus!

    Um beijo,
    Luana

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luana

    Tudo bem e vc?

    Poxa, desculpa eu recebo os comentários por e-mail tb, e realmente não nenhum comentário seu. Me perdoa.

    Kenilworth é bem pequena, e tem poucos alunos, isso ajuda bastante pois os professores dão mais atenção. A escola é boa sim, sempre que conhecemos um brasileiros perguntamos sobre a escola q ele (a) estuda, e pelo comparativo a Kenilworth sempre leva vantagem.

    Questão de brasileiros na escola, não tem como... aqui em Dublin tem muitos brasileiros e sempre encontrar algum em sua escola... Somos em 6 brasileiros na Kenilworth... mas há muitas escolas que tem 15 alunos por sala, na nossa fica no máximo 7, os professores conhecem todos os alunos e sabem a dificuldade de cada um. Eu recomendo sim, vc vai gostar.

    Sobre o visto... quando vc chegar aqui, vc precisará abrir uma conta bancaria para depositar os EUR 1.000.00 (a escola te instrui), e para pagar o visto vc usa o cartão do banco, cartão de débito (no caso da Kenilworth - Bank Of Ireland). Mas pode ser pago com visa travel money tb, uma amiga da escola pagou com o VTM sem problemas.

    Espero tê-la ajudado, caso tenha alguma dúvida pode mandar e-mails.

    Boa correria aí...

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Obrigada pela resposta!

    Pode me passar seu e-mail? é mais facil pra conversar!

    O meu é luanna.lisa@gmail.com

    beijos

    ResponderExcluir