domingo, 3 de outubro de 2010

Salve, salve meus amigos... estou passando aqui para contar mais um pouquinho de como está sendo meus primeiros dias em Dublin.

Depois do impacto do primeiro dia, irei contar um pouco mais da primeira semana no geral (se eu lembrar...rs)
Primeira semana tive que fazer algumas coisas básicas para quem pretende ficar mais de 3 meses no país... Precisei abrir conta no banco (para quando chegar o extrato eu poder dar entrada no visto de estudante), fiz minha carteira de estudante, algo muito importante pois estudantes tem descontos em quase todos os lugares. Sempre bom apresentar a carteirinha em todos os lugares, nunca se sabe quando teremos descontos...rs. Tive que dar entrada o PPS (tipo de um CPF, mas que habilita estudantes a trabalhar). E claro que aproveitei para conhecer um pouco mais a cidade.

É muito interessante andar por Dublin, as músicas são maravilhosas (dá-lhe rock), tem gente de todo estilo. É muito legal, pois ninguém repara em como você está vestido, porque cada um tem seu próprio estilo. “O estranho em São Paulo, é normal aqui.” Parte ruim, 90 % da cidade fuma. Parte boa ou ruim, 100% bebe muito!!! RS. Muito engraçado passar em frente a algum “bar”e ver “tiazinhas”, ou melhor, “vozinhas” conversando e tocando Guinness. Obs. Irish não vivem sem Guinness, já os brasileiros não gostam muito.

Mas é muito interessante conhecer uma nova cultura. Esta sendo uma experiência muito interessante. Os 10 (ou 15) primeiros dias estou em “host family”, família acolhedora, atenciosa, e paciente (principalmente porque nos falamos mais por mímicas do que palavras kkk). Comer o que eles comem é interessante, e ao mesmo tempo assustador, horário das refeições, tipos de refeição, etc. Puts, não estou no México, mas o povo aqui gosta de uma pimenta. Esses dias fui “jantar” pizza, mas tinha tanta pimenta que eu tentava engolir, mas eu estava parecendo um dragão: soltando fogo pela boca. Ai não deu, tive que pedir desculpas e dizer que estava satisfeita, corri para o quarto e me enchi de chocolate (a sorte que havia comprado uma caixinha do chocolate que amo e aqui é muitooooo barato, chocolate Belga) para ver se parava e queimar a garganta. Obs. Fiquei um bom tempo sentindo a boca pegar fogo.

Mas de todas essas experiências, está sendo muito bom sentir o carinho de Deus em todos os momentos. Está sendo maravilhoso viver cada dia, e perceber a presença de Deus nas coisas mais simples. Um dia desses, sai da escola e fui para o ponto pegar o ônibus, e eu estava com muito frio. No momento em que pensei no frio, se pegaria a blusa na mochila ou não, abriu o sol exatamente em cima de mim a me aquecendo e nem precisei pegar blusa. Outra interessante, eu cheguei numa segunda, e quando foi na sexta eu decidi procurar a igreja que diziam que tinha perto da casa da “host family” encontrei a igreja, e melhor... cheguei e entrei na igreja justamente na hora que “sôo” os sino porque iria começar a Santa Missa. Claro que não entendi nada o que falavam, mas a celebração em si é igual.

Graças a Deus tem uma Igreja bem pertinho da casa em que estou, e pude participar da missa algumas vezes durante a semana, e em uma delas eu morrendo de saudade da Maria Eduarda e da Maria Clara, sentou atrás de mim uma criança de aproximadamente 1 ano, 1 ano e meio e ficou rindo pra mim a missa inteira e outra de uns 5 anos ao meu lado. Quando sai da igreja as duas passaram por mim e soltavaram um sorriso lindo e davam tchau até me perderem de vista.
Foram momentos simples, os quais alegraram meu coração e trouxeram uma paz tão boa.
Bom... é isso aí!!!!

Até a próxima experiência, provavelmente já estarei na minha casa nova.

Abraços.

Um comentário:

  1. Nossa jana...ri muito da parte da pimenta...será q foi alguma especie de boas vindas? ahauhaua

    Com certeza...Deus esta contigo em cada minuto.

    Bjs,

    ResponderExcluir